sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

I ENCONTRO DE ANÁLISE DO DISCURSO DA AMAZÔNIA

O I Encontro de Análise do Discurso da Amazônia iniciou no dia 05 de dezembro de 2011, com a temática Entre o Local e o Global: desenhando a nossa própria cartografia. O objetivo do encontro é integrar os diferentes pesquisadores de Análise do Discurso da região Norte, para promover a discussão sobre os tipos de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas neste campo e, assim, traçar um perfil da AD na Amazônia. O evento foi uma iniciativa da Universidade da Amazônia – UNAMA em parceria com a Universidade do Pará - UFPa. A conferência de abertura foi realizada pela professora Maria do Rosário Gregolin (UNESP-Araraquara) que discutiu o tema Possibilidades e perspectivas da Análise do Discurso na Amazônia





.
No dia 06 de dezembro, apresentaram-se os grupos de pesquisa em Análise do Discurso na Amazônia. Na parte da manhã, o primeiro grupo a começar os trabalhos foi do programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia - UNAMA, coordenado pela professora Doutora Ivânia Neves. Os membros do grupo discutiram o tema relacionado à Invenção do Índio: Bruna Sagica, Adriana Azevedo; Escolas e rios na Amazônia: Sônia Amaral, José Maria da Silva e Joel Pantoja; Tecnologia e Sociedade: Hellen Monarcha; Midiamentos ou letramentos? Raimundo Tocantins e Pedro Leal.





 O segundo tema exposto foi Imagem-palavra da Folha de São Paulo: produzindo uma identidade paraense apresentado pela Profª. Drª. Maria do Rosário Gregolin (UNESP/Araraquara) e Prof. Dr. Marcos André Dantas da Cunha (Docente da Faculdade de Letras da UFPA/Campus de Castanhal).
  O terceiro tema Pesquisa e significados sobre a Amazônia: exercícios de Análise do Discurso a partir do Museu Paraense Emilio Goeldi discutido pela Drª. Jimena Felipe Beltrão (Analista em Ciência e Tecnologia do Museu Paraense Emilio Goeldi).
 A Profª. Ms. Ivany Coeli Leal Coragem (Docente do Centro Universitário Unirg-Gurupi (TO) apresentou tema (Re) educar: a busca de novas trilhas para (re) pensar a saúde.
O quinto tema Movimentações de discursos na fotografia de Paula Sampaio apresentado pela mestranda Shirley Penaforte (Discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagem e Culturas – UNAMA).
 À tarde as Bolsistas de Iniciação Científica da Faculdade de Comunicação: Keila da Silva, Karina Menezes e a acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA Josiele da Silva trouxeram a temática do meio ambiente nas suas discussões, coordenada pela profª. Drª. Luciana Miranda Costa que apresentou a sua tese de doutoramento sobre Invisibilidade verde: a cobertura da imprensa sobre meio ambiente e a escolha das fontes.
Os acadêmicos Camille Nascimento Silva, Phillippe Sendas de Paula Fernandes, Julieth Corrêa Paula discentes do Curso de Comunicação (UFPA) e Vanessa Brasil (Discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia – UFPA) apresentaram trabalhos pautando-se na mídia jornalística, coordenado pela Profª. Drª. Netília Silva dos Anjos Seixas (Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia – (UFPA) que apresentou o trabalho A atividade de análise do discurso na produção acadêmica e de ensino em Comunicação - Relato de experiência.




I ENCONTRO DE ANÁLISE DO DISCURSO DA AMAZÔNIA
No dia 07/12, pela parte da manhã, o evento começou com a apresentação do grupo de pesquisa da profª. Drª. Neusa Pressler (Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura – UNAMA) apresentou o tema Discurso e Cooperação Internacional na Amazônia. Em seguida, o acadêmico Ricardo Catete discutiu o Tecnobrega e a Globalização (Discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagem e Culturas – UNAMA).
A profª. Drª. Fátima Cristina da Costa Pessoa (Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras – UFPA) discutiu A ordem do discurso e a ordem da enunciação terminando as discussões da manhã. À tarde, o professor Ms. Ednardo Duarte (Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPA) abordou A Análise Crítica do Discurso para a compreensão de práticas em educação iniciando as discussões dos grupos de pesquisa.
A mestranda Ana Glauce do Nascimento Favacho orientanda do prof. Dr. Thomas Massao Fairchild (Docente do programa de Pós-Graduação em Letras – UFPA) abordou Discurso e sujeito na pesquisa sobre ensino de língua
Lana Carolina de Ariano Nascimento Silva orientada do prof. Dr. Thomas Massao Fairchild (Docente do programa de Pós-Graduação em Letras – UFPA) apresentou As possibilidades de autoria no contexto da graduação.
A profª. Kelly Cristina Marques Monteiro (Discente do programa de pós-Graduação em Letras – UFPA) orientada do prof. Dr. Thomas Massao Fairchild (Docente do programa de Pós-Graduação em Letras – UFPA) expos Pesquisa em ensino de língua: a entrevista como dado.

A mestranda Nora Monteiro Pinto de Almeida orientanda do Prof. Dr. Thomas Massao Fairchild (Docente do programa de Pós-Graduação em Letras – UFPA) apresentou A incorporação do conceito  de gênero no discurso de estudantes de letras sobre o ensino aprendizagem de língua portuguesa.
Profª. Aline Batista Rodrigues (Discente do programa de pós-Graduação em Letras – UFPA) orientanda da profª Drª Laura Maria Silva Araújo Alves (Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFPA) expos o assunto Ethos e subjetividade: as vozes incorporadas nos escritos universitários à construção da subjetividade do aluno.
A mestranda Maria do Socorro Pereira Lima (Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFPA) discutiu sobre a Infância e Educação na Amazônia: discursos construídos em produção literária.
Welington da Costa Pinheiro (Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFPA) expos o tema Discursos sobre a infância na Amazônia em notícias jornalísticas na primeira década do século XX.
Lívia Souza da Silva (Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFPA) apresentou o trabalho sobre O significado e sentido do discurso sobre a violência escolar em notícias de jornais impressos na cidade de Belém (2001-2010).
Damina Valente Guimarães Gutierres (Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFPA) discutiu  Os discursos em revistas e jornais sobre as práticas culturais das crianças da Amazônia no 2º império.

Nenhum comentário:

Postar um comentário